Omar Aziz assume mandato conquistado nas urnas, prometendo fazer um governo de oportunidades para todos

Omar Aziz assume mandato conquistado nas urnas, prometendo fazer um governo de oportunidades para todos

O governador Omar Aziz (PMN) e o seu vice, José Melo (PMDB) foram empossados neste sábado, 1º de janeiro, para um mandato de quatro anos, pelo presidente da Assembléia Legislativa do Estado (ALE/AM), deputado Belarmino Lins (PMDB), em solenidade realizada no Teatro Amazonas. Após a realização do juramento de manter, defender e cumprir a Constituição Federal e as leis do país, Aziz e Melo assinaram o termo de posse, que foi lido pelo secretário-geral da ALE, deputado Vicente Lopes.

No discurso de posse, Omar Aziz falou da emoção difícil de conter e disse que pretende construir um governo de oportunidades para o povo. "Tem pessoas que passam a vida toda esperando uma oportunidade e eu acho que, abaixo de Deus, quem pode proporcionar oportunidade às pessoas é o governador do Estado. É isso que vou fazer pelo meu povo".
Falando com o respaldo dos 943.510 votos obtidos no pleito de 3 de outubro passado - 63,86% dos votos válidos - Omar assumiu o compromisso de consolidar a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), segundo ele "o maior patrimônio do povo amazonense" e priorizar ações na área da Segurança Público – ele tem dito que vai puxar para si a responsabilidade nessa área – e trabalhar no seu segundo mandato pelo fortalecimento da economia amazonense, tomando por base o conceito da promoção do desenvolvimento sustentável, com atenção especial às pessoas.

Nesse sentido, destacou que vai fazer um trabalho forte na prevenção e combate às drogas. Ele aproveitou o momento e convocou todos os prefeitos a somarem esforços com o governo estadual na promoção de políticas públicas destinadas a dar oportunidades aos jovens e tirá-los do descaminho. Anunciou, ainda, a implantação de um grande projeto na área da saúde, voltado para a reabilitação de dependentes químicos, e revelou que vai criar um Centro de Reabilitação na capital e apoiar o projeto 'Fazenda Esperança', da igreja católica, com a construção de uma unidade no Alto Solimões

Social

Omar disse, ainda, que vai trabalhar com uma nova visão para o social, focada na promoção do desenvolvimento humano e da sustentabilidade para elevar o nível da qualidade de vida das pessoas, particularmente das mulheres e homens mais idosos e das pessoas com deficiência.

Um dos passos nesse sentido já foi dado, com a criação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para dinamizar a promoção e a execução de políticas públicas destinadas a viabilizar a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias. Outro diz respeito à criação do Fundo de Promoção Social (FPS) e a Secretaria Executiva do Fundo de Promoção Social, que substituirá a estrutura administrativa e operacional da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH).

O governador também deu destaque no discurso à Segurança Pública e à realização dos investimentos necessários a preparar Manaus para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, que terá a capital do Amazonas como uma das suas sub-sedes.

Família

A família do governador teve um espaço especial em seu discurso. Ao agradecer aos que estiveram ao seu lado na conquista pelo governo, Omar Aziz lembrou da mãe, Dona Delfina e do pai, Muhamad (falecido), dizendo que teve sorte em tê-los como pais. Citou os filhos, Omarzinho e Johara e os enteados Enzo e Enjen. Também destacou a força e a coragem de lutar da primeira dama Nejmi Aziz, e disse que, apesar de não ter cargo público no governo, Nejmi sempre assumirá cargo no seu coração e vai trabalhar junto com ele na realização dos projetos sociais que vão ajudar ao povo do Amazonas. Foi ela quem entregou a faixa de governador ao marido.

Para uma platéia atenta, formada por autoridades civis e militares, além de convidados especiais, Omar fez um breve balanço da sua gestão, agradeceu o apoio do ex-governador e atual prefeito Amazonino Mendes, do ex-governador e senador Eduardo Braga, a dona Lina, que o acompanha em todas as eleições e deixou claro que vai priorizar o cumprimento das promessas de campanha como, por exemplo, a consolidação de programas na área social, que foram implantados para ajudar o governo  a cuidar melhor das pessoas mais necessitadas, como o projeto Jovem Cidadão.
Com o prefeito Amazonino Mendes, disse que pretende fortalecer as parcerias e poder fazer mais por Manaus; Com a Câmara Municipal, quer uma relação democrática e com os Deputados Estaduais, espera apoio para avançar nos projetos de governo. Com o vice-governador José Melo, disse que pretende fazer o melhor para alcançar os rincões do interior  do Estado, com os programas de governo e levar esperança para milhares de amazonenses.

"Nós avançamos muito nos últimos anos e eu acho que é possível fazer muito mais pelo povo. Cabe a mim cumprir a tarefa a qual me comprometi", disse o governador, ao afirmar que pretende honrar com todos os compromissos assumidos em campanha. "Eu quero sair, daqui a quatro anos, como estou entrando, olhando para as pessoas de cabeça erguida", completou o governador.


 FOTOS: ALFREDO FERNANDES

Postar um comentário

0 Comentários