A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) assinou, na manhã de hoje (06), um acordo de cooperação com a empresa 3M do Brasil para a implantação do primeiro laboratório de pesquisa em estomaterapia do Brasil.
A UEA e a 3M do Brasil celebraram o acordo de cooperação e contrato de custeio no valor de R$ 440 mil para a implantação do laboratório. O objetivo do laboratório de pesquisa em estomaterapia é ser referência no ensino e pesquisa.
Além disso, segundo a coordenadora do projeto, professora Eliana Gomes, até julho de 2011 a UEA deverá implantar o ambulatório para atendimento aos portadores de estomia. “Com o laboratório vamos expandir as pesquisas dentro do conhecimento científico. Nossa intenção é implantar ambulatórios em Manaus e nos municípios do interior”, afirmou a professora.
De acordo com a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa 3M do Brasil, Ana Cláudia Barboza, o laboratório de pesquisa em estomaterapia vai ajudar a empresa a desenvolver produtos específicos para as regiões de clima quente e úmido, como o Amazonas. “A empresa atua com curativos avançados e produtos para estomaterapia e cuidados com a pele, além de eletrodos de monitoração cardíaca, resinas de material odontológico, produtos para ortodontia e para o controle microbiológico. Esses produtos apresentam uma variação de acordo com cada região, têm uma reação no organismo dependendo do clima frio ou quente. O laboratório também vai servir para desenvolver o produto e mostrar como vai funcionar no ambiente”, afirmou a gerente.
A estomaterapia é uma especialidade da área de Enfermagem voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas ou crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências urinária e anal. A estomia é uma intervenção cirúrgica que cruma um estoma – uma espécie de boca ou buraco na parede abdominal para expelir fezes e urina. O estoma não pode ser controlado voluntariamente. Daí, surge a necessidade de usar bolsas coletas, cuja distribuição, na rede pública e privada, ainda é deficiente.
Por isso mesmo, a implantação do laboratório de pesquisa é um grande avanço tanto para a sociedade amazonense, quanto para a própria UEA, que já mantém um curso de pós-graduação na área para formar profissionais. Só este ano serão 17 profissionais formados especialistas em estomaterapia. “A assinatura do acordo para a criação deste laboratório beneficia a sociedade amazonense e significa, para a UEA, trazer recursos para a construção de mais um laboratório, que ainda não tem em Manaus. Vamos melhorar a qualidade do ensino e a capacitação dos professores. Para a sociedade, significa a prestação de serviço público que a população não tem acesso”, ressaltou o reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira.
Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM
DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.