O governador Omar Aziz (PMN), candidato à reeleição pela coligação Avança Amazonas anunciou na noite deste sábado, 04 de agosto, durante comício em Manacapuru, que vai construir um grande porto regional e duplicar a rodovia estadual AM-010. Segundo ele, estes serão os próximos passos para a consolidação de Manacapuru como um expressivo pólo econômico do Amazonas. Para Omar, a construção da ponte sobre o Rio Negro, a criação da Região Metropolitana de Manaus (RMM) e a extensão dos incentivos da Zona Franca (ZFM) para os municípios integrantes, ações que já vêm sendo colocadas em prática pelo Governo do Amazonas, assim como a chegada do gás natural, são a base para esta nova realidade.
No projeto de Governo iniciado com o ex-governador Eduardo Braga e que vem sendo continuado por Omar, Manacapuru será a porta de entrada de diversos municípios das calhas do Solimões e Amazonas para Manaus. “Vamos construir aqui o maior porto do Estado. Por aqui vai passar toda a produção vinda dos municípios de várias regiões para abastecer a capital”, disse o candidato. Também é proposta a construção de uma grande central de abastecimento em Iranduba.
Manacapuru foi o 50º município visitado pela coligação Avança Amazonas e um dos maiores comícios no interior desde o início da campanha. Cerca de cinco mil pessoas foram ouvir as propostas de Omar e dos candidatos ao Senado, Eduardo Braga (PMN) e Vanessa Grazziotin (PCdoB). Também estavam no palanque Eron Bezerra e Palderney Avelino, que concorrem à vaga na bancada federal e o ex-prefeito Washington Régis, candidato a deputado estadual, entre outros postulantes a cargos proporcionais.
O ex governador Eduardo Braga destacou que, junto com a ponte, a construção do Gasoduto Coari Manaus também vai abrir as portas para a geração de emprego e renda em Manacapuru. “A ponte vai mudar a vida do povo. Com ela e a chegada do gás, Manacapuru estará pronta para o próximo passo, um sonho que venho defendendo junto ao presidente Lula há três anos, que é a extensão dos benefícios da Zona Franca para a Região Metropolitana e a consolidação de um pólo industrial aqui”.
No palanque, ao lado do ex-prefeito Washington Régis, Braga lembrou que antes de deixar o Governo firmou parceria de R$ 22 milhões com a Prefeitura de Manacapuru para realização de uma série de obras, que vêm sendo dada continuidade por Omar. Ele citou a reforma do hospital e a entrega de duas ambulâncias feita recentemente pelo atual governador.
Washinton lembrou que quanto foi prefeito contou com apoio incondicional de Braga e Omar para realizar as grandes transformações pelas quais passou Manacapuru. Segundo ele, foi possível asfaltar todas as ruas e dezenas de estradas vicinais; recuperar e ampliar todas as escolas estaduais; duplicar a entrada da cidade com a obra no entroncamento da estrada de Novo Airão e a Am-010, além da construção do calçadão do Miriti até a entrada da cidade, do muro de arrimo da orla e a urbanização do bairro Manacá, que antes não possuía sequer luz elétrica.
Bairros como Correnteza, São José e Terra Preta ganharam sistema de abastecimento de água. As comunidades Campina, Sacambu, Caviana e Bela Vista ganharam escolas novas; o Cetam levou cursos técnicos para o município; o programa Jovem Cidadão oferece atividades de cultura, esporte lazer e formação técnica no contraturno escolar e o Projovem Urbano beneficia mais de 800 jovens. “Foi com a ajuda de vocês que resgatamos a dignidade de um povo. Manacapuru teve o maior crescimento na educação nos últimos anos, atingindo a quarta maior nota no Estado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Sou muito grato”, disse Régis.
--
*Fotos: Alberto César Araújo
DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.