Omar vai ampliar oferta de pós-graduação para professores‏

Em reunião nesta terça à noite, 1º, no Eldorado, com mais de 1,2 mil profissionais de educação, o candidato ao governo pela coligação Avança Amazonas, Omar Aziz (PMN), destacou as propostas de construção de mais 36 escolas de educação integral e de ampliação da oferta de cursos de pós-graduação para os professores. “Podemos e temos que avançar ainda mais, ampliando a oferta de cursos de mestrado e doutorado para os professores”, explicou, referindo-se ao processo de formação continuada iniciado com a graduação de todos os professores da rede pública de ensino por meio do Proformar, executado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).



Segundo dados do Ministério da Educação, o Amazonas é o Estado que mais cresceu nos últimos quatro anos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Escola Estadual Dom Bosco, localizada em Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus) obteve o maior Ideb entre as escolas estaduais de todo o país, com nota 8,7.



Antes de apresentar suas propostas para o setor, Omar agradeceu o empenho e dedicação dos profissionais nos avanços registrados na educação pública amazonense nos últimos anos. “Aqui está a base da transformação da educação do nosso Estado. Nessa área não há mágica. Vocês são os responsáveis por isso”, completou.



A candidata ao senado Vanessa Grazziotin, que acompanhou Omar na reunião, lembrou que a educação no Amazonas e no Brasil tomou outro rumo com a eleição de Lula, Eduardo Braga e Omar Aziz em 2002. Ela também destacou o papel dos profissionais e disse ter orgulho de ter ajudado nessa parceria com o governo federal.



Gestora da Escola Estadual Maria de Lourdes R. de Arruda, no Alvorada, a professora Maria Erenilce Mortágua tem uma experiência de mais de 22 anos na educação. Para ela, só não vê os avanços quem não quer. “Agora a educação é valorizada”, resumiu.



Do Eldorado, Omar seguiu para uma reunião com moradores do Coroado III, onde mostrou como vai funcionar o projeto Ronda do Bairro, que vai levar a polícia para mais perto da comunidade. Cada área de 3 quilômetros na cidade terá a cobertura de uma ronda policial fixa durante 24 horas, composta por 12 policiais, duas motocicletas e uma viatura. A população vai ter o número do telefone da viatura, conhecerá o policial pelo nome e poderá acioná-la na hora que for necessário.



O candidato também falou sobre um problema sério, que atinge famílias de todas as classes sociais: a questão das drogas. “Eu fui secretário de segurança e via a aflição de mães que me pediam uma chance par seus filhos”, lembrou. Por isso, prosseguiu, resolveu criar o Galera Nota 10, que já beneficiou mais de 80 mil jovens. Omar disse, ainda, que, reeleito, vai investir pesado na educação e na ampliação de projetos sociais. Outra proposta apresentada foi a de construir, em Manaus, um Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos, incluindo também entre os seus serviços a prestação de apoio psicossocial aos pais e familiares.



DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0 Comentários