O problema de abastecimento de água nas zonas Leste e Norte de Manaus será resolvido nos próximos dias, com a entrada em operação da nova estação de captação, tratamento e reservação de água construída pelo governo do Estado, o Proama. Mais de 500 mil pessoas serão beneficiadas pela obra, executada em parceria coma União, que entra em teste nos próximos dias, disse nesta quinta, 16, o governador Omar Aziz (PMN), candidato à reeleição pela coligação Avança Amazonas, durante entrevista no programa Amazônia TV, da Rede Amazônica de Televisão.
Durante oito minutos, Omar respondeu a perguntas sobre suas propostas nas áreas de segurança, apoio à produção rural, qualificação profissional, educação, saneamento básico e políticas públicas de combate às drogas e o Prosamim, programa que será ampliado em Manaus e levado a dez cidades do interior. “Com o Prosamim, conseguimos aumentar em 30% a rede de esgoto de Manaus”, informou.
Falando sobre produção industrial, Omar disse que o Amazonas só não conseguiu gerar mais empregos por falta de alternativas de escoamento da produção da Zona Franca de Manaus. Ele lamentou que em sete anos o Ministério dos Transportes não tenha conseguido asfaltar a BR-319, principal estrada do Amazonas. “Mas como governador vou lutar muito para que nos próximos quatro anos a gente possa realizar esse sonho, que é ter uma via terrestre que ligue o nosso Estado, a nossa capital, ao sul do país”, assegurou.
Referindo-se à Copa 2014, Omar lembrou que o Estado já iniciou o treinamento de voluntários com cursos de idiomas, “Vamos precisar de 10 mil voluntários. Temos 26 itens a cumprir”, lembrou. Sobre qualificação de mão-de-obra para o mercado de trabalho, o candidato destacou a atuação do Cetam, que em seu futuro governo será ampliada, com a oferta de cursos com foco nas peculiaridades locais. “Já estamos fazendo isso, pontualmente, nas empresas, estamos utilizando equipamentos da própria empresa para fazer o treinamento desse futuro profissional”, explicou.
Em relação à política de governo para a juventude, o governo Omar Aziz vai construir mais 36 escolas de tempo integral e ampliar programas como o Jovem Cidadão e o Galera Nota 10. A estratégia é criar atividades e dar oportunidades de trabalho para manter os jovens longe das drogas. E ajudar as famílias que precisam de apoio. “Vamos construir, em Manaus, o maior centro para reabilitação de dependentes químicos do Norte/Nordeste”, anunciou.
Respondendo a pergunta sobre produção rural, o candidato lembrou que o governo já fez mais de 1 mil km de estradas vicinais e vem atuando baseado em três premissas: financiamento, assistência técnica e aquisição da produção via programa Zona Franca Verde para outros programas governamentais como o da merenda escolar e de móveis escolares. Com a inauguração da ponte sobre o rio Negro, disse Omar, a proposta de seu governo é construir uma grande central de abastecimento em Iranduba, que vai beneficiar produtores e moradores do entorno de Manaus, de Purus e do Médio Solimões. Um grande porto a ser construído em Manacapuru completa esse ciclo de apoio à comercialização e produção.
Em relação aos eventos culturais, Omar disse que seu governo vai atuar para ampliar a infraestrutura. “Não adianta ter festa se não há infraestrutura para receber o turista. Você não traz turista se ele não houver um bom local para ele se hospedar, se não houver facilidade de deslocamento”, justificou. Nesse sentido, o governo pretende incentivar parcerias com a iniciativa privada para incrementar o setor. “Por exemplo: com a ponte, o turismo em Novo Airão vai crescer. Vamos trabalhar nesse sentido, de qualificação de pessoas para o setor”, disse.
Para o candidato, o Amazonas avançou muito em áreas como a Ciência e Tecnologia. “Nos últimos sete anos, formamos mais mestres e doutores que em toda a história do Amazonas. Vamos cada vez mais investir na mão-de-obra qualificada. Não há desenvolvimento sem o conhecimento”, lembrou.
--
*Fotos: Alberto César Araújo
DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.