Estiagem no Amazonas

O Subcomando de Ações de Defesa Civil- Subcomadec informa que referente ao período de estiagem nas calhas dos rios do Amazonas, foram emitidos há 15 dias, alertas preventivos a 27 municípios do interior do Estado, devido a baixa do nível dos rios, diagnosticado pelo Centro de Monitoramento Ambiental da Defesa Civil do Estado.


No alerta, o Subcomadec também solicitou o levantamento da situação, quantidade de famílias, pessoas e comunidades atingidas pela vazante. Dos 27 municípios, apenas dois informaram em que nível está o fenômeno.



O Subcomando de Ações de Defesa Civil informa ainda, que de acordo com o decreto n.7.257 de 04 de agosto de 2010, do Sistema Nacional de Defesa Civil- SINDEC, em situações de desastres, os integrantes do SINDEC, atuarão imediatamente nas ações de resposta ao desastre na localidade atingida, no caso o próprio município. Todo tipo de desdobramento de ações e estratégias por parte do Estado, será realizada após o esgotamento da capacidade de atendimento da administração municipal, o recebimento dos decretos de Situação de Emergência e avaliação de danos. Fato que ainda não ocorreu.



Entre as ações que já estão programadas, em caso de Situação de Emergência, a convocação do Grupo de Ações Coordenadas-GRAAC, formada por órgãos estaduais, federais e instituições parceiras; formação de bases de serviço nos municípios pólos; apoio externo para transporte aéreo e ajuda humanitária, se necessário.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0 Comentários