CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER AUMENTAM EM COARI

Coari enfrenta um sério problema social, onde as principais vítimas são as mulheres. Os casos de agressão aumentam e têm como personagem da agressão autoridades ou pessoas ligadas de uma ou de outra forma a administração da cidade. O caso não chamava tanto a atenção enquanto ficava oculto entre as quatro paredes, principalmente quando a mulher não tendo a coragem de denunciar o parceiro, abafa o caso. No entanto, os repetidos casos em público estão chamando a atenção e colocando o assunto, violência contra a mulher, no centro do debate.

No mês de fevereiro, uma mulher foi agredida em pleno centro cultural por um secretário adjunto municipal. A mulher ficou com hematomas no rosto e denunciou o caso à justiça. Até agora, não houve punição no caso. Minha própria esposa e filhas foram agredidas em plena via pública pelo filho do atual prefeito. O agressor jogou latas de cerveja nelas, deixando marcas no braço de minha esposa. O caso segue na justiça aguardando a definição. Por último, o próprio chefe do poder executivo foi coadjuvante de uma denúncia de agressão a uma jovem, em plena via pública. A jovem foi coagida, mantida em cárcere privado e no exame de corpo de delito, ficou comprovado os hematomas na altura da cintura da mulher agredida. São três casos que revelam agressão contra a mulher.

Mesmo existindo no município a Secretaria da Mulher e dos Direitos humanos, nenhuma destas denuncias de conhecimento público foi apurada pela Secretaria. A Secretaria também não revela os números desta problemática social e não age em defesa da mulher coariense, estando de mãos atadas à sobra do poder público municipal, cometendo um dos principais erros que é o da omissão, ou seja, deixar de fazer o que deve ser feito, a obrigação para que existe, o dever que dever ser cumprindo.

Violência contra a mulher é um tema que deve ser debatido na sociedade coariense, como são debatidos outros assuntos. Infelizmente, até os debates de temas de relevância social são distorcidos e utilizados para fins políticos o que causa o desvirtuamento do debate. Depois que passa o período eleitoral o interesse ao redor do tema desaparece, porque não é sincero. O debate torna-se sem resultado e sem o retorno social concreto. Assim como outros temas de relevância social, a violência contra a mulher em Coari precisa urgentemente ser explorado pela sociedade para que do Prefeito ao marido agressor, do rico ao pobre, do sabido ao ignorante este mal seja combatido com a veemência que o deve ser.



DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0 Comentários