Quem vem do Lago de Coari tem esta vista que a foto mostra, a silhueta da cidade que nos conta um pouco de sua história. Esta imagem tem acalentado milhares de navegantes, pessoas que vêm e vão construído seus sonhos, metas de vida, negócios ou até mesmo descanso e divertimento. Quem vem em viagem sabe que logo chegará ao seu lar ao avistar as luzes a noite ou esta imagem da cidade durante o dia.
Coari é o motivo da razão de viver no sentido da "polis", a cidade onde os diversos interesses interferem diretamente na vida de todos e de cada um. Infelizmente a participação no debate dos assuntos de interesse da coletividade não ocorre dentro do censo crítico ideal de uma democracia; a tendência preponderante é discussão dos temas partidários e não dos temas políticos. Isso ocorre por conta do sentimento de polarização ainda presente na cidade e de não haver lideranças que estejam prontas a baixar as bandeiras invisíveis dos embates partidários ou de interesse de grupo.
Apesar de tudo, o coariense não abre mão da cidade mesmo vendo que os interesses particulares estão sobre os interesses coletivos de um desenvolvimento que traga bem-estar a todos. A silhueta da orla da cidade foi mudando com o passar do tempo, os contornos econômicos da cidade também mas com eles vieram às bandeiras de um sentimento de grupo que divide a cidade e interfere em seu desenvolvimento. Bandeiras que foram erguidas mas permanecem para serem temporárias mas permanecem lá com o passar do tempo sendo balançadas pela brisa de sentimentos de revanche, rancor, partidarismo egoísta e desilusão.
Coari será porto seguro como a visão de quem chega do lago, quando os sonhos de todos forem catalisados em ações que se transformem em políticas justas de cidadania. Dentro das limitações de todos os povos e todas as gentes em todos os tempos é possível construir momentos de explosão onde a bandeira do coletivo seja maior do que a bandeira de grupos e onde a cidade seja mais que um aglutinado de residências e se torne em uma verdadeira democracia onde os cidadãos respeitem as diferentes ideologias mas trabalhem pelo desenvolvimento do lugar com oportunidades iguais para todos.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.