Ontem, o Blog ficou sem atualização até hoje pela manhã, por ter sido necessário fazer uma visitia à Zona Rural do Município de Coari. O destino era a comunidade Manguerão, no Rio Copeá. Eu e mais duas pessoas, saímos às 16:00h à bordo de um deslizador 40 e chegamos na comunidade às 18:30h. Muita chuva no caminho, e uma leve garoa que nos acompanhou até chegarmos lá.
O Rio Copeá é uma das regiões mais farta de Coari, e há grande número de famílias aglutinadas em várias comunidades que sobrevivem da pesca, da agricultura e do extrativismo. É comum ver núcleos de famílias bem organizados (as comunidades), e algumas usurfruindo de certo conforto como energia elétrica, antenas parabólicas e outros eletro-eletrônicos da vida moderna.
Tive a oportunidade de conversar com alguns comunitários. A reclamação maior está em torno da circulação de dinheiro que caiu. Alguns sentem falta dos programas de distribuição de renda e de inclusão social que foram cancelados. A queda de circulação de divisas atingiu em cheio também o homem rural, uma vez que a economia de uma sociedade é algo dinâmico e quando há bastante dinheiro circulando por conta do consumo das famílias há circulação de divisas. Um comunitário me informou que muitos donos de recreio não conseguem arrecadar dinheiro suficiente com a venda de passagens para pagar o combustível da viagem. Perguntei o motivo, ele disse: "Muitas pessoas perderam o que ganhavam, ou por demissão ou porque o programa social foi paralisado".
Retornei à bordo de um barco. Chegamos de volta à acolhedora cidade de Coari às três da manhã. O objetivo da viagem não foi fazer entrevista sobre os aspectos econômicos e políticos da zona rural, mas através desta breve conversa foi possível sentir um pouco o drama que muitas pessoas estão passando.
2 Comentários
CONHEÇO O RIO COPEÁ MUITO BEM. REALMENTE É UM LUGAR INCRÍVEL, PESSOAS ACOLHEDORAS, GENTE TRABALHADORA. O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO RIO COPEÁ É FALTA DE UMA POLLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO QUE NUNCA HOUVE. O QUE ACONTECEU FOI QUE O PREFEITO ANTERIOR ESTAVA DANDO O PEIXE EM VEZ DA VARA PARA QUE ELES PESCASSEM. AGORA SE FAZ NECESSÁRIO QUE ELES APRENDAM A PESCAR PARA QUE SOBREVIVAM.
ResponderExcluirO POVO DEIXOU DE PLANTAR POR CAUSA DE ALGUNS MÍSEROS TROCADOS, ATÉ A PESCA INDUSTRIAL FICOU ESTAGUINADA.
FALO COM CONHECIMENTO DE CAUSA. FUI PROFESSOR NAQUELA ÁREA MAIS DE DOIS ANOS.
VALEU DANIEL, VC É O CARA, TÁ SEMPRE PREOCULPADO COM O POVO DA ZONA RURAL E DA ZONA URBANA,CONTINUE SEU TRABALHO, VC JUNTAMENTE COM NOSSO LIDER MAIOR ADAIL VAMOS VOLTAR AO PODER LOGO LOGO. FORA MATOUSO, TUA HORA TA CHEGANDO, UM ABRAÇO MEU AMIGO DANIEL.
ResponderExcluir1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.