Uma grande obra, é como é possível definir a Ponte Sobre o Rio Negro. O comprimento da ponte é de 3.600 mt, e terá 74 pilares. Será consumido cerca de 14,5 mil toneladas de aço, além de 138 mil metros cúbicos de concreto – material equivalente à construção de 25 prédios de 20 andares. Mastro de 158 metros sustentará com cabos de aço os dois vãos livres de 55 metros de altura por 200 m de largura onde será a passagem da grande navios. Esta orçada no valor 574 milhões e será entregue em 2010, segundo o governo do Estado do Amazonas. Serão gerados cerca de 600 empregos diretos no primeiro ano de execução e cerca de 3.000 empregos indiretos.
A ponte que vai gerar um marco no desenvolvimento da capital do Estado do Amazonas, tirando-a do isolamento, uma vez que "por falta de opção de crescimento no sentido sul, pela barreira natural que é o Rio Negro, e opção oeste com grande parte destinada às áreas de proteção ambiental, vem crescendo nos sentidos norte e leste, este já saturado e, aquele, com os atendimentos de infra-estrutura dificultados por estar longe dos centros geradores de serviços essenciais fazendo com que os bairros mais distantes tenham como única opção à captação subterrânea de água. A concentração em Manaus de aproximados 50% da população e 98% do PIB do Estado é vetor indutor dos mais crescentes problemas sociais, ambientais e de saúde pública, com origem nas ocupações desordenadas que se verificam na cidade, sendo um trabalho de longo prazo a fixação dos habitantes em seus locais de origem, com oferta de emprego e renda".
O sonho da construção da ponte é antigo, porém começou a tomar corpo a partir de 2003 quando o deputado Francisco Souza apresentou o projeto à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, sendo aprovado pelos deputados por conta da viabilidade econômica e social que o mesmo vai propiciar ao Estado do Amazonas.
COM: JORNAL DO COMÉRCIO, BLOG DO HOLANDA E SITES DE BUSCA.
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