NEM SÓ DE POLÍTICA...

É impressionante como a política mexe com o cotidiano das pessoas, de repente, o centro de todas as discussões está voltado para o que acontece no cenário político. A explicação para isso é que o interesse de todos passa pela política, na linguagem popular: quem está fora quer entrar e quem está dentro não quer sair. Daí a paixão aflora, os ânimos se exaltam, muitos perdem a razão, outros negam a existência dela.

Apesar dos dissabores da vida pública, todos que dão opinião (favorável ou não) de uma ou outra forma estão enriquecendo o tema. O grande problema é quando a discussão inverte para a baixaria. No entanto, isso é inevitável. Ainda bem que existem pessoas lúcidas que sabem que diferentes ideologias estão em discussão e conseguem manter o respeito ao outro dentro da civilidade, isso porque nem só de política vive o homem, existe outra coisa além deste "umbigo" chamado política.

Existe a família e o sorriso dos filhos que vão a escola, assim como a caminhada de quem vai a Igreja expressar sua fé, existe a amizade da partida de futebol e o companheirismo das conversas nas praças e calçadas. Além da política o trabalho que nos traz o pão de cada dia. Existem os filhos que brincam (por exemplo: enquanto estou escrevendo estas linhas minhas filhas cantam em uma altura que quase me tira a concentração, mas não tem problema porque elas são mais importantes que estes escritos e que a política). Existem o que nos amam, aqueles que contam com nossa amizade e de quem desfrutamos bons e maus momentos. Nem tudo no mundo é só política, há algo mais excelente fora da caixa, um mundo formado por sonhos e ideais que cada um semeia no sentido de colher uma vida melhor.

Ainda que muito de nossos ideais perpasse pela política ela não é tudo, é mais um dos aspectos de nossa vida em sociedade. Os conflitos políticos passarão e as pessoas continuarão. No cenário político já vimos de tudo: adversários políticos ferrenhos construírem amizades, criarem alianças antes inimagináveis, formatarem ideologias e depois pisarem com desprezo e naturalidade no que antes defendiam com suor e sangue, ao mesmo tempo em que alguns continuam nas praças dando milho aos pombos e sabendo que a vida seguirá independente da política. Jesus, o mestre divino afirmou: Nem só de pão viverá o homem. Parafraseando o que Cristo disse é pertinente dizer: Nem só de política viverá o homem.

Por isso, depois de ler este texto, olhe para seus filhos, sorria para eles, dê um beijo em quem você ama, escreva uma carta a um amigo distante, vá ao mercado e compre um bom peixe e chame seus amigos para comer um assado, e na roda de conversa sorria, pois além da política existe o futebol, a igreja, a família, a novela, a vizinhança, a profissão, e tantos outros assuntos nos qual o elemento humano está presente e a descoberta de que valerá a pena fazer uma boa amizade, construir um sonho verdadeiro de que destruir pessoas sob a desculpa de que é a política que está fazendo, pois a verdadeira política não destrói, cria uma sociedade melhor e um mundo bom de viver.

Postar um comentário

0 Comentários