GRIPE SUÍNA CHEGA AO AMAZONAS

Em nota distribuída à imprensa, a Agência de Comunicação do governo do Estado confirmou o primeiro caso oficial da gripe suína no Amazonas. Cerca de 50 pessoas que tiveram contato com o paciente – que segundo a nota passa bem – estão sendo monitorados. Veja na nota:

“A progressão da atual pandemia determinada pelo vírus Influenza A(H1N1) no mundo, tem demonstrado um alto potencial de disseminação com o registro de 66.697 casos confirmados até 26.06.2009. No Brasil, o número de casos é de 522, detectados principalmente no Sul e Sudeste que, além da pressão do um maior número de casos importados, convive com a estação do inverno, facilitadora da transmissão.

No Estado do Amazonas, os pacientes monitorados e suspeitos têm sido devidamente acompanhados e avaliados e, até o dia 25.06.2008, todos os suspeitos e monitorados foram descartados, através de exame laboratorial específico.

Em 23.06.07, foi atendido no hospital da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, um caso suspeito, definido por critério clínico-epidemiológico, realizada a coleta do material biológico para a confirmação laboratorial, sendo enviado ao Laboratório do Instituto Evandro Chagas em Belém. Em 27/06/2009, o Comitê Estadual de Controle da Influenza A(H1N1), recebeu a confirmação laboratorial do caso. O paciente encontra-se bem, em casa, sob quarentena domiciliar. A vigilância epidemiológica procedeu ao levantamento de todos os contatos, 49 pessoas encontram-se sob monitoramento, todos assintomáticos.

Tratando-se de uma doença de transmissão pessoa a pessoa como a gripe, a disseminação é difícil de ser evitada, buscando a saúde pública medidas de contenção e bloqueio, além das assistenciais, no sentido de minimizar o impacto sobre a saúde da população. O Comitê Estadual encontra-se em vigilância continua, monitorando, avaliando e redefinindo as estratégias e ações em função do momento epidemiológico.”

Postar um comentário

0 Comentários