TUDO SE DEGENERA

Fiquei intrigado, esta semana, ao observar que ao nosso redor tudo se degenera. Vi algumas casas que, abandonadas perderam a cor, a beleza e estão envelhecidas. Observei alguns terrenos cheios de matos e lixo, igualmente abandonados. Percebi que até nós, seres humanos inteligentes, sem alguns dias de banho e higiene ficamos insuportáveis. A degeneração é uma tendência do mundo material.

O planeta segue o seu caminho lento de degeneração: as florestas estão sumindo, as geleiras descongelando, os alimentos acabando. Nosso corpo imberbe pela morte seguirá seu destino de degeneração, absorvido pela terra, tragado pelos vermes. Tudo se degenera: a beleza, a vitalidade, a força. Talvez a sabedoria não se degenere, mas o conhecimento sim diante de uma nova descoberta. O comportamento se degenera. O ser humano na sua totalidade também.

A maior saga do ser humano é lutar contra o que é natural, e se não cuidarmos de tudo ao nosso redor o destino fatal será a degeneração. Por isso gastamos forças em tentar manter, ainda que por dias, horas ou segundos aquilo que naturalmente se degenera, se esvai. Por isso, é preciso dar manutenção na casa, cuidar dos jardins para que a erva daninha não invada, e mais importante de tudo, fazer a manutenção interior, tirando de nossa alma todo lixo natural de nossa degeneração. Se não fizermos, seremos tão vis quanto qualquer outro ambiente abandonado ao tempo, descobriremos que de humanos e bons nos tornamos animais vis, degenerados.

Postar um comentário

0 Comentários