MANAUS: DIA D

Encontro nas urnas 

Fotos: Rafael Alves ( Serafim) Euzivaldo Queiroz ( Amazonino)
Candidatos a prefeito de Manaus Serafim Corrêa (PSB) e Amazonino Mendes (PTB) têm trajetórias paralelas na política amazonense e nunca estiveram na mesma barca, pelo menos oficialmente


Gerson Severo Dantas
Da equipe de A CRÍTICA 

Os candidatos a prefeito de Manaus Serafim Corrêa (PSB) e Amazonino Mendes (PTB) têm trajetórias paralelas na política amazonense e nunca estiveram na mesma barca, pelo menos oficialmente. Amazonino é mais velho, nasceu em 1939 e, portanto, tem 69 anos, Serafim é de 1947 e tem 61. Foram contemporâneos de estudos no Colégio Dom Bosco, em séries diferentes, e estudaram na mesma Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O ex-governador foi para a Faculdade de Direito, o prefeito para Faculdade de Ciências Econômicas, hoje Faculdade de Estudos Sociais (FES). Tiveram mestres diferentes, o criminalista Mendonça Júnior inspirou Amazonino enquanto Jefferson Péres e Saul Benchimol a Serafim Corrêa.

Em tudo por tudo as trajetórias divergiram, Serafim quase sempre esteve na oposição, enquanto Amazonino sempre foi governo, mesmo quando fora dele. Num raro momento da trajetória paralela, neste atual embate Serafim é governo e Amazonino oposição. Ideologicamente, Amazonino começou a vida pública pela esquerda (PCB) e migrou para a direita (PFL, DEM e agora PTB), Serafim sempre esteve filiado ao PSB, um partido de esquerda, mas nos anos 70 flertou com políticos que apoiavam a ditadura, como o ex-senador João Bosco Ramos de Lima (Arena).

Em Notícias Relacionadas confira o perfil político administrativo de ambos, que em comum só têm a paixão pelo bumbá Garantido, em Parintins.

 Perfil de Serafim

Na administração de Manaus, Serafim investiu no reordenamento da máquina administrativa, tendo contratado por concurso público mais de 10 mil funcionários.
 Perfil de Amazonino

O terceiro mandato de Amazonino foi marcado pela revitalização das unidades de saúde e a criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
 Vereadores eleitos

Saiba como eleitores dos bairros de Manaus votaram para compor as 38 vagas na Câmara Municipal, dia 5 de outubro
 Redutos familiares

Detalhes das urnas mostra a manutenção de redutos eleitorais de famílias que já possuem ou possuíram assento no parlamento

Postar um comentário

0 Comentários