A segunda pesquisa da Perspectiva Tecnologia da Informação, que afere a intenção de votos dos eleitores de Manaus no segundo turno da disputa pela Prefeitura, revela que se as eleições fosse hoje, Amazonino Mendes ganharia o pleito com uma diferença de 14,8% em relação a Serafim Corrêa dos votos válidos. De acordo com o levantamento feito com 625 eleitores das seis zonas geográficas da cidade, Amazonino tem 52,8% das intenções de voto e Serafim está com 39,2%.
Esses números indicam que houve uma oscilação de Amazonino em torno de 1% e de Serafim, com quase 2%.
“Como os questionários foram aplicados na quarta, quinta e sexta-feira, é possível que já reflitam a fase de tiroteio que está em curso nos programas eleitorais de rádio e televisão”, aponta Durango Duarte, diretor da Perspectiva.
O levantamento indica ainda que diminuíram tanto o percentual de eleitores decididos a anular o voto, quanto o de indecisos.
Quadro eleitoral apresenta estabilidade
Faltando uma semana para o dia da eleição o quadro eleiitoral alterou muito pouco.
De uma semana para outra, a pesquisa da Perspectiva mostra uma estabilidade que deverá nortear os profissionais de comunicação das duas candidaturas e a agenda dos candidatos.
Na semana passada, Amazonino tinha 53,8% das intenções de voto e agora registrou 52,8%. O que não significa uma queda considerando a margem de erro. Serafim Corrêa que tinha 37,3% das intenções de voto e passou para 39,2% ainda não cresceu o suficiente para dentro da margem de erro alcançar Amazonino.
Parece que o debate da sexta-feira será o último tiro para Serafim reduzir esta diferença.
.
No final, são os votos válidos que contam
Embora a pesquisa geral inclua os votos brancos e nulos em seu levantamento, nesta estimativa de votos válidos eles são retirados – até porque a Justiça Eleitoral não leva em consideração essas duas categorias de votos para anunciar o resultado. E os indecisos são distribuidos proporcionalmente entre as duas candidaturas.
Assim, a estimativa de votos válidos acima mostra que a diferença pró-Amazonino ainda é grande. Na semana passada a diferença entre os votos válidos era de 59,1% para Amazonino e 40,9% para Serafim, ou seja, uma diferença de 18,2%.
Nesta semana, são 57,4 pontos percentuais, contra 42,6, resultando numa diferença de 14,8% de um candidato para o outro, aproximadamente 136.160 votos.
Zonas geográficas indicam suas preferências eleitorais
O cruzamento da pesquisa com as variáveis de controle revelam que Amazonino tem 49% das intenções de voto na Zona Sul, mas na semana passada esse índice era de 55%.
Já Serafim registra 41% nesta semana, contra 37% da semana passada, estas diferanças são consideradas normais e não necessariamente definitivas por se tratar de uma subamostra. Na Zona Centro-Sul, onde o prefeito tem hoje 50% das intenções de voto, contra 48% da semana passada.
De acordo com a tabela ao lado, Amazonino tem maior concentração de votos entre os eleitores masculinos, assim como Serafim Corrêa tem preferência entre as mulheres indecisas.
O quadro mostra também que a escolaridade da maioria dos eleitores de Amazonino é do ensino fundamental e os de Serafim estão entre os com graduação.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.