No Brasil a média de gastos municipais com educação ficou em 20%.
Norte investiu 28,9% na educação, 90% destes no ensino fundamental.
Do G1, em São Paulo
A Região Norte do Brasil é a que mais gasta com educação municipal, segundo o Perfil dos Municípios Brasileiros de 2006, divulgada nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nessa região, os investimentos em educação representam 28,9% dos gastos da administração municipal – a média dos 5.564 municípios pesquisados ficou em 20%.
Seguindo a Região Norte, aparece o Nordeste, com investimentos que representam 27,1% dos gastos municipais; depois o Sudeste (22%); o Sul (15,9%); e em último lugar aparece a Região Centro-Oeste, com investimentos que representam apenas (9,4%) dos gastos municipais. O próprio relatório do IBGE caracteriza os investimentos dessa região como “modestos”.
No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o ensino fundamental era responsável por mais de 90% do total de gastos em educação. Já nas Regiões Sul e Sudeste, os gastos nesse nível de ensino respondiam, respectivamente, por 81,3% e 71,5%, do total de gastos em educação.
Se Sudeste e Sul investiram menos no ensino fundamental, foi porque os gastos foram destinados à educação infantil. Nessas duas regiões, os investimentos foram de 22,4% e de 15,2% dos gastos de educação. No Norte e Centro-Oeste, o percentual investido nas crianças da pré-escola e creches foi de 6%. O Nordeste foi quem menos investiu na educação pré-escolar: apenas 4% do total dos investimentos em educação.
Tamanho do município
Os municípios com maior investimento em educação, no ano de 2005, foram os pequenos, com populações entre 20 mil e 50 mil habitantes. Nessas cidades, a média de investimentos com educação foi de 30,3% das despesas da administração. As cidades com até 5 mil habitantes foram as que menos investiram: em média foram 13,7% dos gastos.
Em cidades com população entre 5 mil e 10 mil habitantes, os investimentos foram de 25,3%. Já nas com população entre 10 mil e 20 mil habitantes, o percentual de gastos em educação ficou em 19,2%.
Municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes tiveram taxa de investimento em educação de 16,8% dos gastos municipais. As cidades grandes, com mais de 500 mil habitantes, investiram 17,8% do orçamento em educação, segundo a pesquisa.
Saiba mais
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.