Fifa confirma Copa de 2014 no Brasil
Publicada em 30/10/2007 às 12h35mO Globo OnlineZURIQUE, Suíça - Agora é oficial: a Copa do Mundo de 2014 vai ser no Brasil. O Comitê Executivo da Fifa confirmou nesta terça-feira, por unanimidade, a realização da competição no país pentacampeão mundial, e a Copa volta para o Brasil depois de 64 anos -
a única disputada no Brasil foi a de 1950
A última Copa realizada na América do Sul foi na Argentina, em 1978. O Brasil era o único candidato a receber o Mundial de 2014 -
confira o especial do Globo Online
e veja a
fotogaleria do evento na Fifa
- O país deu ao mundo os melhores jogadores do mundo, o melhor futebol do mundo, já conquistou cinco titulos. Por isso estamos dando o direito e a responsabilidade do Brasil organizar a Copa - disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter.
- Sem uma economia sólida não será possivel organizar uma Copa. Hoje testenhumamos a extraordinária apresentação feita pela delegação aqui presente - elogiou Blatter.
Leia: Brasil precisa cumprir exigências para não perder a Copa
Comandada pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, a comitiva brasileira apresentou sua candidatura no começo da manhã (horário de Brasília). O ministro dos Esportes, Orlando Silva, o governador de Amazonas, Eduardo Braga, o escritor Paulo Coelho, o técnico da seleção, Dunga, e Romário faziam parte da comitiva.
- Não vamos tentar, mas sim fazer a maior Copa do Mundo de todos os tempos - disse Romário em seu discurso após a escolha.

Com a oficialização da Copa no Brasil, começa para valer agora a disputa entre 18 cidades para receber os jogos. A candidatura brasileira planeja distribuir as partidas por 12 cidades, sendo que cinco estariam praticamente garantidas: Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. As outras candidatas são Florianópolis, Curitiba, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Salvador, Maceió, Recife/Olinda, Natal, Fortaleza, Belém, Manaus e Rio Branco. A lista final será divulgada em dezembro de 2008.
Leia: Rio e São Paulo festejam a escolha
Leia ainda: Jovens craques sonham em disputar a Copa
A apresentação da candidatura brasileira em Zurique contou com discursos breves de Ricardo Teixeira, do governador do Amazonas, Eduardo Braga, de Orlando Silva e de Paulo Coelho. No começo de seu pronunciamento, Eduardo Braga cometeu uma gafe ao chamar o presidente da Fifa, Joseph Blatter, de "Joseph Blatt". Foi exibido também um vídeo promocional. Dividido em temas como "estádios", "infra-estrutura", "benefícios sociais" e "respeito ao meio ambiente", o vídeo mostrou projeções de como ficarão os estádios, imagens de cidades e muitos lances de partidas da seleção.
Leia também: Personalidades do futebol brasileiro comemoram a escolha
A Fifa anunciou também a Alemanha como sede da Copa do Mundo feminina de 2011.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.